História do Dia da Árvore
Essa data comemorativa surgiu em finais do século XIX, mais precisamente no dia 10 de abril de 1872. Foi nessa data que Julius Sterling Morton (1832-1902), político e jornalista estadunidense, decidiu plantar uma grande quantidade de árvores no estado do Nebraska, nos Estados Unidos.
O “DayArbor”, como ficou conhecido, foi um marco ecológico da conscientização e preservação das espécies arbóreas.
O Dia da Árvore é comemorado no Brasil no dia 21 de setembro.
A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.
Além disso, a data tem como objetivo defender as florestas contra propostas de políticas ambientais questionáveis, como incentivos ao desmatamento.
A data foi escolhida em razão de coincidir com a chegada da primavera no Brasil.
No dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial das Florestas e da Árvore. Nesse dia, em muitos lugares do mundo ocorrem ações como o plantio de árvores, programas de sensibilização e conscientização da população e atividades ligadas ao meio ambiente.
Uma atividade comum no dia da árvore é a distribuição de mudas. A intenção é estimular o plantio em jardins, quintais e áreas degradadas.
Importância das Árvores
A importância das árvores é inquestionável. Elas são essenciais para a nossa existência na medida em que produzem oxigênio através da fotossíntese.
As principais funções das árvores são:
- Contribuem para a biodiversidade;
- Redução da poluição do ar;
- Extração de flores e frutos que servem para alimentação, produção de remédios, entre outras atividades;
- Em grandes cidades, reduzem a temperatura e fornecem sombras;
- Oferecem abrigo para outras espécies, como animais e fungos;
- Contribuem para a beleza paisagística.
PARTICIPAÇÃO COMEMORATIVA DA ESCOLA TANCREDO NEVES, DE NOVO PROGRESSO, PARÁ.
Acreditamos que uma escola pode e, deve desenvolver ações que contribuam com o desenvolvimento e aprendizado dos alunos, incentivando a participação em eventos que, mesmo de pequeno porte ofereçam melhorias na qualidade de vida da sociedade, a qual ele está inserido. dessa forma a Escola Tancredo Neves vem desenvolvendo esse trabalho a partir dos anos de 2015, 2016 e 2017. Desenvolvendo ações voltadas para a qualidade de vida ambiental no Município como: plantar árvores nas dependências da escola, reflorestando área degradada no Balneário Bambuzinho e, distribuindo mudas de arvores para paisagismo à população progressense.
Logotipo - Escola Tancredo Neves, NP. Dia da árvore 21/09/2016 - Balneário Bambu. |
Mudas de Acácia Javanesa na Escola Tancredo Neves - N.P. |
Aluno irrigando mudas de Acácia javanesa - 2017 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário