terça-feira, 2 de junho de 2015

A COMPOSTAGEM - 6º ANO

O QUE É A COMPOSTAGEM?

A compostagem é um processo que transforma a matéria orgânica do lixo em adubo. Todo o processo acontece em etapas, nas quais a temperatura, a umidade, fungos, aranhas, minhocas, bactérias, besouros e formigas, decompõem as fibras vegetais e animais. As substâncias orgânicas transformam-se em substâncias mais simples e, depois, em substâncias minerais que podem ser utilizadas pelas plantas.

OBJECTIVO

Para além de proteger o ambiente por produzir menos lixo orgânico, fazer compostagem ainda permite obter um produto de grande valor – o composto – que se pode colocar em vasos e canteiros pois é um ótimo fertilizante natural.





UMA FORMA DE EVITAR A POLUIÇÃO
A compostagem doméstica permite ao cidadão proceder à valorização dos seus resíduos orgânicos, em casa ou no quintal. A compostagem promove a decomposição de resíduos domésticos orgânicos por acção de microrganismos, evitando custos ambientais (poluição) e económicos (transporte e deposição desses resíduos num aterro). 
Quem pratica a compostagem tem muito menos lixo para despejar no contentor.

CURIOSIDADE:

A minha família (4 pessoas), fazendo uma alimentação tradicional, produz uma média de 700 a 800 kg de resíduos orgânicos provenientes da alimentação, por ano. A esta quantidade acrescentam-se os resíduos resultantes da limpeza do jardim (ramos, folhas secas, ervas daninhas, etc...). Já imaginaram a quantidade de vezes que evitamos ir "despejar o lixo"?. Com tudo isto ainda obtemos o composto que utilizamos em vasos e canteiros. Não usamos fertilizantes nem adubos, e as plantas estão sempre bem verdinhas.


COMO FAZER
A forma ideal de fazer compostagem doméstica é utilizando um pequeno espaço no quintal, mas quem vive em apartamentos também a pode fazer. Já há em Portugal algumas Câmaras Municipais que disponibilizam equipamentos (compostores) e até que os colocam nas ruas para que as pessoas aí possam depositar os restos vegetais que se produzem na confecção das suas refeições.



O QUE COMPOSTAR

Muitas pessoas não sabem que o lixo orgânico também pode – e deve – ser transformado. Ao apodrecerem dentro de sacos plásticos, cascas, talos, restos de frutas e verduras, geram gás metano (CH4), 21 vezes mais prejudicial para a camada de ozono do que o dióxido de carbono (CO2). Se for corretamente compostado, todo esse material pode ser transformado num bom adubo natural para jardins e floreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário