BACTÉRIAS E SUAS CARACTERÍSTICAS
Todas as bactérias são organismos procarióticos – cujo DNA não está organizado em estruturas elaboradas (única molécula de fita dupla).
As bactérias vivem em todos os meios, sejam aquáticos ou terrestres e são bem resistentes a uma grande variedade de temperaturas. Algumas vivem em ambientes com temperaturas de 0º C a 18º C são as Psicrófilas e outras que vão habitar em temperaturas de 90ºC até 120º C, são as Hipertermófilas.
As bactérias assumem formas muito simples:
} COCOS: esférico
} BACILOS: bastonetes retos
} ESPIRILOS: bastonetes encurvados
} VIBRIÃO: forma de virgula
E com essas formas básicas criam arranjos bacterianos como o que vemos abaixo:
} A cápsula, presente principalmente em bactérias patogênicas é formada por polissacarídeos e tem uma consistência de um muco. Tal estrutura mucosa confere resistência às bactérias patogênicas contra o ataque e englobamento por leucócitos e outros fagócitos, protegendo-as de possíveis rupturas enzimáticas ou osmóticas.
} A parede celular das bactérias é uma estrutura rígida e é formada por um complexo mucopeptídico, que dá a forma à bactéria.
} A membrana plasmática recobre o citoplasma da célula bacteriana e tem a mesma estrutura daquelas encontradas nos organismos eucariontes. Na membrana encontramos uma estrutura típica, uma invaginação da membrana plasmática, denominada de mesossomo. O mesossomo parece ter um papel importante durante a duplicação e divisão bacteriana.
} Citoplasma – composto por ribossomos e mesossomos (a r n - ac.ribonucléico e proteínas), apresenta granulações de fosfato, enxofre, ferro e proteínas.
} Plasmídeo – fragmento de DNA circular, eutoreplicativas, correspondem a 1 a 5 % do tamanho do cromossomo bacteriano, são encontrados em algumas bactérias.
} Plasmídio de virulência = transportam genes que codificam a síntese de fatores de virulência ou patogenicidade.
} Transposons = são genes saltadores (moléculas de DNA que trocam de posição)
} Mutações = alterações nas sequências de nucleotídeos da molécula de DNA cromossômico – substituições ou deleções
} NUCLEÓIDE – material genético de todas as células (DNA) é o ácido desoxirribonucléico que pode ser visto apenas após passar por coloração especial. Localizado mais ou menos ao centro da célula.
} Cílios, flagelos – são projeções citoplasmáticas que aparecem nas extremidades ou distribuídos ao redor da célula – locomoção.
} Esporos – estruturas de resistência de algumas células, favorecem a continuidade da vida – vida latente – proteção do meio ambiente
A identificação do organismo causador de um processo infeccioso é essencial para uma terapia antimicrobiana efetiva, essa identificação pode ser feita de várias formas, sempre com o objetivo de ter uma maior certeza na identificação do microorganismo causador da doença, sendo assim os processos são:
} VISUALIZAÇÃO MICROSCÓPICA DIRETA do microorganismo;
} CULTIVO e IDENTIFICAÇÃO do organismo;
} DETECÇÃO DE ANTÍGENO microbiano;
} DETECÇÃO DE DNA ou RNA microbiano;
} DETECÇÃO DE UMA RESPOSTA INFLAMATÓRIA OU IMUNE DO HOSPEDEIRO AO MICROORGANISMO.
Uma das formas mais confiáveis de se identificar bactérias é através de métodos de coloração, uma vez que os microorganismos têm afinidade por um grande número de corantes, particularmente as bactérias – corantes derivados básicos da anilina.
Na verdade as bactérias ficam enlouquecidas pelos corantes e rapidamente se agrupam e formam grupos separados por cores: AZUL DE METILENO, VIOLETA DE GENCIANA, TIONINA e FUSCIA BÁSICA. A função das colorações é torná-los visíveis ao microscópio e dividi-los em grupos ou classificá-los.
Meio de cultura – são espécies de gelatinas ou líquidos, enriquecidos com substâncias alimentícias como caldo de carne, sangue e outros. Podem ser líquidos e sólidos.
A estas gelatinas deu-se o nome Agar ou Gelose, constituídas por substâncias de varias espécies de algas marinhas.
}Agar – sangue/ ágar-chocolate/ ágar-caldo de carne, etc…
}Semear:espalhar a substância na placa de Petry
}Colônias: é o grupo de microorganismos que crescem no lugar
Como são organismos simples suas necessidades nutritivas e de oxigênio também são simples, algumas precisam de oxigênio para viver – AERÓBIAS quando só crescem na presença de O2 livre. B.anthracis – outras utilizam gases –ANAERÓBIAS: Estritas – só crescem na ausência de O2 livre. Clostridium (bacilo tetani). Facultativas – crescem tanto na presença como na ausência de O2 livre. Streptococcus pyogenes, e por fim um terceiro grupo que tanto faz –MICROAERÓBIAS: só crescem na presença de um fraco teor de O2 livre. Bordetella abortus.
Normalmente as bactérias são conhecidas por causarem doenças verdadeiramente assustadoras para os humanos como sífilis, cólera, tuberculose, porem elas habitam nosso corpo como simples comensais, é o caso da Escherichia coli, mora no intestino e fabrica as preciosas vitaminas K e D, mas se acidentalmente entra no sangue pode colonizar o corpo inteiro e levar à morte.
De maneira geral a lista de doenças provocadas por bactérias é enorme: ACNE, ERISIPELA, IMPETIGO, BOTULISMO, HANSENÍASE, TÉTANO, BRUCELOSE, FEBRE REUMÁTICA, GANGRENA GASOSA, PESTE, COQUELUCHE, DIFTERIA, PNEUMONIA BACTERIANA, TUBERCULOSE, CÓLERA, DESINTERIA BACILAR, SALMONELOSE, GONORREIA, SÍFILIS, ETC….
A boa notícia é que para a grande maioria dessas doenças existe tratamento, prevenção e cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário