^ Trabalho em equipe
Cada grupo de estudantes vai escolher uma das atividades a seguir para pesquisar em livros, revistas ou sites confiáveis (de universidades, centros de pesquisa, etc). Vocês podem buscar o apoio de professores de outras disciplinas (Geografia, História, Língua Portuguesa, etc). Exponham os resultados da pesquisa para a classe e a comunidade escolar (estudantes, professores e funcionários da escola e pais ou responsáveis), com o auxílio de ilustrações, fotos, vídeos, blogues ou mídias eletrônicas em geral. Ao longo do trabalho, cada integrante do grupo deve defender seus pontos de vista com argumentos e respeitando as opiniões dos colegas.
É fundamental conscientizar a população para que todas as pessoas tenham seus direitos garantidos. Pensem em uma campanha para esclarecer para sua comunidade a importância da participação das pessoas com síndrome de Down na sociedade. Vocês podem usar smartphones para gravar vídeos ou escrever textos em redes sociais. Se fizerem pesquisa de textos e imagens, não deixem de dar os créditos das fontes consultadas.
2) Procurem notícias recentes sobre alimentos transgênicos em jornais e revistas de divulgação científica. Verifiquem se houve ou não crescimento na produção desses alimentos; se novos transgênicos foram disponibilizados no mercado; que países são os maiores produtores de transgênicos; quais são os transgênicos produzidos ou comercializados no Brasil, etc. Pesquisem também argumentos a favor ou contra o cultivo de plantas transgênicas.
3) Busquem em jornais, revistas e na internet artigos sobre a clonagem de animais no Brasil e no mundo. Façam um resumo da notícia com suas próprias palavras e apresentem o resultado do trabalho para a classe.
4) Procurem informações sobre as pesquisas na área da terapia gênica. Apresentem também quais são os possíveis problemas éticos envolvidos nessa área de pesquisa.
5) Pesquisem a vida e o trabalho de alguns geneticistas brasileiros, como Mayana Zatz, Crodowaldo Pavan, Warwick Estevam Kerr, Oswaldo Frota-Pessoa, entre outros.
6) Pesquisem notícias recentes sobre estudos com células-tronco no Brasil e no mundo. Complementem a pesquisa com informações sobre a legislação acerca desse tema em nosso país.
7) Pesquisem problemas legais e éticos relacionados aos testes genéticos. Discutam pontos como: O que fazer quando o teste indica uma doença séria que poderá se desenvolver no futuro e para a qual ainda não há prevenção nem tratamento? Será que a pessoa deve saber que terá a doença? Essa é uma escolha individual difícil; será que todos estariam preparados para saber disso? Empresas teriam o direito de realizar testes em seus funcionários ou em candidatos a um emprego para procurar doenças que poderão se desenvolver no futuro? Companhias de seguro poderiam fazer testes para aprovar ou rejeitar pedidos de seguro saúde?
Olá, com o adiamento das aulas, devido a pandemia do COVID 19. Cada grupo de estudantes, de acordo com o tema proposto, poderá trocar informação sobre o trabalho via celular e, posteriormente quando retornarmos, farão a montagem e apresentação dos trabalhos.
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